- Alunos das escolas estaduais em Piraí também terão seus próprios notebooks
- MEC enviou 1.980 computadores para estudantes da rede do Estado
Piraí está inscrevendo mais uma vez seu nome na história da Educação Brasileira. Foi o primeiro município no mundo a distribuir notebooks a todos os alunos e professores da rede de ensino mantida pela Prefeitura. Com a abertura do ano letivo, em 2 de fevereiro, passará a ser o único em que todos os alunos de todas as unidades escolares – municipais e estaduais -, dos níveis Fundamental e Médio, usarão seus próprios notebooks em sala de aula.A inclusão das escolas estaduais de Piraí no Projeto UCA (Um Computador Por Aluno) foi efetivada nesta terça-feira, com a entrega de 1.980 notebooks à Prefeitura, para repassar a três unidades em ensino do Estado no município: Colégios Affonsina Mazzilo Teixeira Campos (CEAMTEC), na sede; Coronel Camisão, em Santanésia; e Octávio Teixeira Campos, em Arrozal. Os notebooks foram repassados pelo Ministério da Educação, em reconhecimento ao trabalho de Piraí na efetivação do Projeto UCA.
Segundo a Coordenadora Educacional dos Projetos Piraí Digital e Inova Educação, professora Maria Helena Cautiero Horta Jardim, na ocasião da visita do Presidente Lula a Piraí, em 2009, ato que marcou a expansão do Projeto UCA a todas as escolas da rede municipal, foi feito pedido para que o Governo Federal estudasse a possibilidade de levar notebooks também para estudantes das escolas estaduais do município.
"O Ministério reconheceu o esforço de Piraí para a implantação e expansão do Projeto UCA e decidiu atender ao nosso pedido. Será muito importante e representa um passo relevante no Projeto UCA em nosso município, tendo em vista que todas as nossas crianças poderão usufruir agora do mesmo benefício. Com certeza, a curto prazo, como já foi observado, contribuirá para melhorar ainda mais a educação oferecida no município", explicou Maria Helena, lembrando que as escolas da rede municipal possuem média do IDEB – que mede a qualidade do ensino – bem acima das médias do Estado e União.
Piraí foi uma das cinco primeiras cidades brasileiras escolhidas, em 2007, pelo Governo Federal, para receber o piloto do Projeto UCA. As outras, todas capitais estaduais, eram São Paulo, Porto Alegre, Palmas e Brasília. Mas, segundo avaliação do Grupo Técnico do UCA, foi em Piraí que o projeto se desenvolveu melhor. Diante dos resultados positivos observados no CIEP municipalizado Rosa da Conceição Guedes, de Arrozal – melhora da disciplina, do aproveitamento escolar, da motivação dos alunos e queda vertiginosa da evasão -, o Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca) decidiu expandi-lo a toda rede de escolas da Prefeitura, com ajuda do Governo do Estado.
A escolha de Piraí como uma das cinco cidades pioneiras do Projeto UCA se deveu ao fato de o município ter um projeto de inclusão digital que já era referência nacional, com chancela da Unesco e vários prêmios internacionais, entre o Top Seven Inteligent Communities (as 7 cidades mais inteligentes do mundo).
O Projeto UCA é bem interessante, mas quando eu penso nisso a nível nacional me parece um tanto utópica a idéia de pensar que cada aluno terá um computador e que esse computador vai ajudar a solucionar os problemas da educação brasileira. A medicalização discente e docente já dá seus frutos, agora vão transformar os insucessos educacionais numa questão digital(?). É um paradoxo utópico-reducionista. Por um lado somos levados a crer que realmente T-O-D-O-S os alunos receberão um computador e que isso será determinante para a melhoria de suas aprendizagens e, por outro, induzem-nos a acreditar que tudo se resume a falta de computadores nas escolas.
ResponderExcluirNão sei, mas depois de 6 anos trabalhando na área de tecnologia educacional questiono essa "imperiosa e determinate obrigatoriedade" dos computadores como motivadores do processo educativo, do jeito que vem sendo colocado pelas "autoridades educacionais". Como ferramenta? Que seja, mais uma entre tantas outras (livros, revistas, jogos, material dourado,visitas a museus de verdade, etc). Mas o maior motivador, o motor de todo o processo educativo , o grande estopim da bomba, do grande Big Bang que se espera na educação é o PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA e este, continua relegado a segundo plano, sem incentivo, sem respaldo, vivendo apenas de seus sonhos. É isso aí.
- - - - - - - - - - -
Colega, parbéns pelo Blog e pela notícia.
Seu projeto destacou um passo importante da Prefeitura de Piraí em prol da melhoria da qualidade do ensino.Trouxe mais uma ferramenta de apoio ao trabalho do professor, incentivo aos alunos e a comunidade local.
ResponderExcluirO projeto UCA é uma passo importante na Educação ,mas infelizmente uma realidade ainda distante para maioria dos brasileiros.Há escolas com computadores ,sem o profissional capacitado,e outras acontece o inverso . Que bom Temos Prefeituras como a citada na notícia ,preocupadas com a melhoria na qualidade de ensino e buscando assim, a ampliação do conhecimento do aluno através das diversas ferramentas que a tecnologia oferece.
ResponderExcluirParabéns.Kelly